O trabalho escavo era uma prática muito comum na época em que o Brasil ainda era colônia. A utilização do trabalho escravo do negros e índio, influenciaram nas relações sociais do Brasil, que mesmo após a abolição (13 de maio de 1888) continuou a praticar a escravatura de forma não tão explicita quanto antes. Porém, é muito remota a chance de alguém acreditar que ainda hoje haja trabalho escravo dentro e fora das grandes cidades. Mesmo sendo difícil crer em uma afirmação assim, acredite, é verdade; Trabalho escravo é um trabalho sob qual, nada é ganho ou pouco se ganha por muitas horas trabalhadas.
Todos nós, de certa forma, estamos sendo empurrados para o trabalho escravo moderno, os mais propensos a este caminho, são justamente os jovens, que já saem do ensino médio procurando um emprego, no qual muito permaneceram por longo prazo, os jovens (a maioria das vezes) não tem experiência, e por tal motivo aceitam qualquer trabalho proposto a eles. Muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar (principalmente do Nordeste), já trabalhavam com pequenos escravos e com o passar da vida adulta continuaram a ser escravos. A escravidão no trabalho se resume a um ciclo sem fim, no qual as pessoas perdem horas de suas vidas presas no trânsito, para ganhar apenas um salário mínimo, pessoas sem vida própria. Essas pessoas só vivem assim por que são coagidas por seus superiores e por se verem sem saída, negam sua liberdade e permanecem presos a esse ciclo.
Além de ser prejudicial a vida, o trabalho escravo é ilegal, a maior parte dos imigrantes que vem para o Brasil (principalmente bolivianos) são escravos disfarçados de trabalhadores, que trabalham 15 horas ou mais para ganhar dez reais ao dia, mal sabem eles que quando não puderem mais trabalhar serão descartados, como uma mercadoria. Tudo isso acontece por uma questão politica, pois nossas leis não são rígidas o suficiente para diminuir a escravidão moderna.
Mas qual a forma de fazer dessa realidade um passado a ser esquecido? Se os governantes oferecessem uma educação de qualidade e mais preocupação com a população seriam o bastante para diminuir muito a escravidão. Por que não ACABAR a escravidão? Porque seria impossível, de certa forma, fazer isso, pelo simples fato de que muitos trabalhos, como cortar cana, são feitos por pessoas que vivem cruelmente, em plena Era moderna. Esse "oficio" de cortar cana, geralmente é passado de pai para filho, e será assim até o fim da vida de cada um deles. Brasileiros esquecidos pelo governo e pelo mundo, que produzem o açúcar mas não tem o mínimo de reconhecimento ou recompensa.Um trabalho cruel porém necessário.
Chegamos enfim a conclusão de que a escravidão moderna é algo presente e necessário no nosso dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário